ARTISTAS E HQS

Thursday, May 20, 2010

Raio Negro e Velta nº 2, mais um fantástico lançamento do Emir Ribeiro!


Desta vez, não escreverei um texto pessoal, mas, usarei emprestada a resenha feita pelo colega de blog César Silva.

O original está em:



Por César Silva


Uma nova surpresinha para os fãs dos quadrinhos brasileiros é a segunda edição do crossover Raio Negro & Velta, gibi publicado pela editora Júpiter II, de José Salles, recentemente agraciada com o Troféu Jayme Cortez por seu apoio ao quadrinho nacional.
Desta vez, a dupla de heróis - o clássico Raio Negro de Gedeone Malagola e Velta, a gigante loura de Emir Ribeiro - enfrentam o Garra Cinzenta, vilão lendário dos primórdios do quadrinho brasileiro, criação de Francisco Armond (pseudônimo de Helena Ferraz) e Renato Silva, publicado originalmente no suplemento A Gazetinha, nos anos 1930.
Em "A volta do Garra Cinzenta", mortes misteriosas entre os chefões do crime chamam a atenção de Raio Negro que busca pela ajuda de Velta na investigação do caso. A detetive conclui que, décadas depois de sua morte, o Garra Cinzenta está retomando o controle da bandidagem. Não fica claro como o vilão voltou dentre os mortos, se é um impostor ou um imitador, mas tudo leva a crer que se trata do mesmo homem, um gênio do crime que dispõe de uma tecnologia tão misteriosa quanto mortal. Os dois heróis preparam uma armadilha para o vilão e o confronto vai ser imprevisível. O final é aberto, o que sugere uma sequência.
A revista é bem produzida, com desenhos de Emir Ribeiro, que deve ter escrito também o roteiro. O miolo foi impresso em preto e branco, com acabamento em meios tons, e a capa, em cores, vem num cartão reforçado que dá bom corpo ao exemplar. O preço de capa é de R$3,00, e a revista pode ser encontrada em gibiterias e diretamente com a editora. Mais sobre este e outros lançamentos da editora Jupiter II, pode ser lido no blogue da editora."


Concluída a leitura do texto do César Silva, eis que, no mesmo blogue, algum lunático usando o apelido de "Mephisto" postou o seguinte e desvairado comentário:
"Sinceramente, o mundo seria um lugar muito melhor se Emir Ribeiro não tivesse nascido. "
Somente uma mente doentia poderia comportar esse ódio irracional e inexplicável por um artista que apenas publica seu trabalho direcionado para um público cativo e específico.
Isto é, nenhum leitor de quadrinhos está obrigado a ler as revistas do Emir. Ninguém lê gibi compulsóriamente.

É bem diferente, por exemplo, da música. Esta, em muitos casos, pode ser ouvida sem que queiramos, quando alguém sem respeito ou educação liga um aparelho de som a todo volume. Com quadrinhos, isso não pode ocorrer. Só lê quem vai numa banca ou gibiteria e compra o gibi. Não há, portanto, quem possa acusar o Emir Ribeiro de forçar qualquer um a consumir seus quadrinhos. Ele está publicando regularmente apenas para quem aprecia seus estilo.

Então, porque causa reações furiosas de certas criaturas, a ponto destas desejarem até SUA MORTE? Fica difícil de entender.

Volto então às hipóteses que explicitei em meu primeiro artigo...





Após perder tempo com animalejos como o tal "Mephisto", retrocedamos, pois, ao que interessa. A edição VELTA e RAIO NEGRO Nº 2 está sendo vendida, e quem tiver interesse, siga as instruções abaixo.


Tanto Emir quanto o José Salles, estarão vendendo, além das bancas do sistema integrado da gibiteria Comix Book Shop, SP.


1) Para comprar ao Emir : Deposite R$ 5,00 (valor somado da edição + porte simples) na conta nº 747-0, agência 0548, da Caixa Econômica Federal, e em seguida envie cópia do comprovante de depósito, junto com o endereço para o qual deverá ser expedida a edição. Outra opção, em vista do valor baixo, é a conversão deste em selos novos de correio.
Endereços: Emir Lima Ribeiro - emir_ribeirojp@yahoo.com.br

Caixa Postal 10.001
Acf. Jaguaribe
Cep: 58015-970
João Pessoa, PB.


2) Para comprar ao José Salles: entrem em contato através dos endereços:

José Salles -
smeditora@yahoo.com.br
Caixa Postal 95
Cep.: 17201-970
Jaú, SP.


Capitão Caravela





Labels: , , , , ,

1 Comments:

At 7:57 PM, Blogger Hiperespaço said...

Agradeço a reprodução do texto do Hiper, fico feliz que tenha gostado da resenha. E concordo com tudo o que você falou sobre o comentário apócrifo postado em seguida. Eu só não o deletei porque tinha certeza que esse tipo de ação geraria dividendos positivos, como foi o caso.
Parabéns pelo seu blogue e um grande abraço.

 

Post a Comment

<< Home